Início do blog

     

    Entenda o que é um Sistema LIMS e como ele funciona na otimização do seu laboratório industrial. 

    Possuir um fluxo de trabalho ágil, eficiente e de fácil controle é o objetivo de qualquer laboratório e, com a necessidade de que o processo de controle de qualidade se torne cada vez mais tecnológico, a busca por um LIMS é algo que acontece em todo o mundo.

    Mesmo assim, entender como esse sistema funciona não é tão fácil.

    Por isso, nesse artigo vamos explicar exatamente como funciona um LIMS, e a diferença que ele pode fazer no seu laboratório.

    O que é um LIMS?

    Um Sistema de Gerenciamento de Informações Laboratoriais (LIMS) é um sistema criado em torno de uma base de dados centralizada de amostras, resultados, fluxos de trabalho e instrumentos associados.

    Integrando informações, instrumentos e profissionais, esse software proporciona ao laboratório o seu gerenciamento otimizado, mantendo todas as informações geradas em um só lugar.

    Isso não só permite que um laboratório se mantenha organizado, como também facilita a eficiência, a transparência e a observância.

    O funcionamento de um LIMS: da entrada ao descarte

    Pesquisadora-segurando-tubo-de-ensaio-scaled

    LIMS permite rastrear toda a vida a vida útil de uma amostra, a partir do momento em que ela entra no laboratório, até o momento em que ela é descartada, e reuni todas as informações pertinentes a ela em um só sistema. Ou seja, a razão central para implementar e usar um LIMS é registrar, rastrear e relatar amostras e dados científicos de maneira estruturada e consistente.

    Ao atribuir um código de barras a cada amostra, com um LIMS é possível escanear os principais eventos de vida útil desta, como armazenamento e uso, garantindo precisão e consistência nos resultados.

    Com esse alto nível de rastreamento e relatório de amostras, a execução e aplicação das melhores práticas de laboratório (GMP, GLP) se torna ainda mais fácil.

    Como o registro de certos dados se torna automático com um sistema de gerenciamento de informação laboratoriais, é possível que os laboratórios prestem mais atenção ao manuseio e uso de amostras e otimizem seus processos, incluindo até mesmo treinamentos, se necessário.

    E essa melhor manutenção e manuseio de amostras significa testes e resultados mais confiáveis.

    Ou seja, o LIMS monitora todo o percurso da amostra no laboratório e, portanto, possui as informações necessárias para relatórios, tomadas de decisão e auditorias, além de garantir controles de qualidade.

    Confira: Comparando soluções LIMS: tudo o que você precisa saber

    Por que usar um LIMS?

    Sem ter um sistema de gestão de laboratório, analistas individualmente elaboram seus próprios esquemas de nomenclatura e documentam manualmente suas amostras.

    Essa metodologia de trabalho além de consumir muito tempo, também abre muito espaço para erros.

    Como o LIMS geralmente armazena dados centralmente, é fácil para os analistas acessarem informações atualizadas em tempo real, não importa se estão em um laboratório, em casa ou até mesmo em trânsito.

    Muitos LIMS se conectam aos instrumentos de laboratório, podendo assim, importar ou exportar dados de amostra, seja para armazenamento, consumo de resultados ou diretamente a outros aplicativos para uma comunicação mais eficaz.

    Muitos LIMS podem até ler os erros de testes ou execuções experimentais e sinalizar aos usuários quando apropriado, podendo mover as amostras a outros status ou equipamentos.

    Sem o LIMS, há muito espaço para erros quando se trata de coleta de dados de amostra e até mesmo na manutenção de uma cadeia de custódia.

    A documentação manual pode tornar-se rapidamente complicada e propensa à erros, principalmente à medida que o número de amostras testadas juntas aumenta – e isso pode acontecer com frequência, principalmente em um ambiente de teste com controles extensivos e replicação de análise significativa.

    Conclusão

    lims

    É inegável que atualmente é cada vez maior a necessidade de que laboratórios tenham alto rendimento, mesmo lidando com alto volume de dados. Além de precisarem atender rigorosos regulamentos, esses laboratórios também necessitam de um fluxo de trabalho eficiente e transparente, com uma tomada de decisão rápida e sem erros.

    Para alcançar todos esses resultados, possuir o LIMS correto para as necessidades do laboratório se torna imprescindível, facilitando um processo de otimização do trabalho e permitindo o alcance de ainda mais resultados com menos esforços.

    Para ter certeza de que o seu LIMS está trabalhando para você, escolha o ActizLab e transforme as operações diárias do seu laboratório em atividades fluidas e 100% controladas. Entre em contato com algum de nossos representantes comerciais e alcance mais com menos.

     

    Compartilhe esse post 

     

    Conteúdos relacionados

    Utilizando o LIMS para simplificar a coleta de resultados em laboratórios
    Aprenda como usar o Sistema LIMS para simplificar a coleta de resultados laboratórios em nosso passo a passo.
    Como elaborar FDS com a ajuda do sistema LIMS?
    A FDS fornece informações cruciais sobre os perigos, o manuseio seguro e as medidas de proteção relacionadas a produtos químicos.
    Comparando soluções LIMS: tudo o que você precisa saber
    Saiba tudo o que seu laboratório de controle de qualidade precisa levar em conta durante a comparação de Solução LIMS e o que é preciso para escolher certo.

    Os melhores insights e tendências em Soluções LIMS e controle de qualidade industrial: