Então, você decidiu que sua organização realmente precisa de um LIMS e convenceu seu chefe de departamento de que esse é o caso. No entanto, para prosseguir, você precisa garantir o financiamento para o LIMS e sua gerência pediu que você justificasse a compra, mas por onde começar?
A justificativa para comprar um sistema LIMS é geralmente derivada de duas categorias principais de medidas: Tangível e Intangível. As medidas tangíveis são as mais claras para determinar, elas fornecerão justificativa monetária direta e valores mensuráveis de Retorno Sobre o Investimento (ROI), que é o retorno sobre determinado investimento realizado e contabilizado em meses, a fim de amortizar o valor investido. As medidas intangíveis compõem boa parte dos benefícios mais importantes da implantação de um sistema de automação e informática, porém a medição do impacto financeiro é complexa.
JUSTIFICATIVAS TANGÍVEIS
Estas são derivadas da economia de tempo (ou seja, ganhos de eficiência) e, portanto, economias de custos que podem ser realizadas através da implementação e utilização de um LIMS. Ao documentar esses fatores, procure gargalos e tarefas repetitivas em seu fluxo de trabalho de laboratório que podem ser aliviadas por meio da automação do LIMS. Algumas das áreas clássicas a serem analisadas incluem:
- · Redução do tempo investido em tarefas manuais como transcrição de dados, cálculo de resultados, geração de documentos, bem como demais atividades que podem ser eliminadas ou reduzidas com o uso automação e informática;
- · Redução dos custos através da melhor utilização dos recursos materiais como insumos para análises, equipamentos, etc.;
- · Aumento da capacidade produtiva do laboratório com a mesma equipe através da melhor utilização dos recursos humanos, reduzindo custos e o desperdício de tempo em atividades que não agregam valor ao processo e focando-os nas atividades mais especializadas;
- · Redução de custos ou prejuízos gerados pelo atraso na liberação de resultados ou erros nos resultados.
Depois de determinar o tempo necessário para a execução das tarefas, deverá ser estimado o tempo para fazer a mesma tarefa quando o LIMS for implantado. Subtrair os dois resultará na economia real de tempo, que será extrapolada para um ano inteiro. Calcule a economia de tempo anual e multiplique-a pelos custos (ou seja, salário e benefícios) de quem realiza as tarefas e você obterá a economia de custos anual de se ter um LIMS em sua operação.
JUSTIFICATIVAS INTANGÍVEIS
Desenvolver suas justificativas na categoria intangível é muitas vezes mais difícil. Mesmo que um valor não possa ser obtido para esses itens, eles ainda são valiosos e muitas vezes acabam sendo os fatores decisivos para obter a aprovação do seu projeto. Alguns exemplos principais de justificativas intangíveis incluem:
- · Maior disponibilidade de informações;
- · Maior inovação;
- · Maior colaboração;
- · Redução de erros manuais;
- · Maior agilidade no atendimento ao cliente;
- · Menores desvios na qualidade;
- · Maior organização;
- · Menos burocracia;
- · Melhor gestão ambiental;
- · Maior clareza na tomada de decisões.
O investimento em automação e informática é um dos melhores meios para otimizar os processos laboratoriais proporcionando significativos incrementos na produtividade e qualidade dos resultados, bem como na redução de custos.
Portanto, caso queira analisar o ROI de um projeto de LIMS para o seu laboratório, a Actiz poderá lhe apoiar nesta tarefa, e mostrar os benefícios de se adotar o ActizLab em sua empresa. Entre em contato conosco e agende uma demonstração gratuita!
Gostou desse conteúdo?
Compartilhe com seus amigos