Entenda neste passo a passo como aplicar um painel de indicadores em seu laboratório e todos os benefícios disso.
Quando ouvimos a expressão “painel de indicadores” muitas pessoas podem remeter ao painel de instrumentos de um carro na frente do motorista que fornece o status dos diferentes componentes: transmissão, sistema de refrigeração, combustível, motor, entre outros.
Mas o que poucos sabem é que laboratórios também podem ter um painel de indicadores.
Os painéis de indicadores em um laboratório são gerados por um LIMS, e fornecem informações valiosas para ajudar a gerenciar a operação do laboratório.
Além disso, o painel também possibilita a visualização dos dados de informações geradas pelo laboratório, assim como o painel de instrumentos de um carro que fornece ao motorista o status do carro que está sendo conduzido.
Mas nem sempre montar esse painel é uma tarefa fácil, porém, com a ajuda de um LIMS, o seu laboratório pode ter vários painéis de indicadores que mostram os aspectos mais relevantes sobre os seus processos.
Então, nesse artigo vamos falar sobre o que é um painel de indicadores e mostrar alguns exemplos de painéis que um LIMS pode gerar para seu laboratório.
O que é um painel de indicadores?
Também conhecido como Dashboard, o painel de indicadores é uma ferramenta visual que reúne as informações que o seu laboratório busca monitorar. Com esse painel, é possível monitorar o desempenho do laboratório nas áreas que mais interessam para a gestão e instituir melhorias.
Com indicadores e gráficos integrados, o painel de indicadores possibilita uma mais fácil visualização dos processos dentro do laboratório, além de permitir um acompanhamento em relação às metas de forma objetiva, otimizando o uso de tempo para a gestão do ambiente de trabalho.
Alguns benefícios no dia a dia do laboratório
Existem várias vantagens para aplicar os painéis de indicadores no dia a dia. Por exemplo, em um dia comum em um laboratório, um analista pode relatar que algumas amostras não foram registradas corretamente no LIMS. O administrador do LIMS precisará verificar em vários locais dentro do sistema para ver se consegue descobrir o que aconteceu.
Se um painel de indicador estiver sido implementado mostrando o status das amostras no sistema, o administrador do LIMS saberá de maneira fácil que alguma das etapas predeterminadas não foi concluída como deveria.
Em outro exemplo, um analista de laboratório pode seguir facilmente um fluxo de trabalho fornecido em um painel e saber que está executando suas tarefas de acordo com os processos do laboratório.
Os painéis são vantajosos em várias ocasiões, por exemplo, usuários do LIMS podem visualizar sua carga de trabalho diária (ou semanal) no painel no início de seu turno e revisar seu status anterior de final de dia, enquanto os gerentes do laboratório podem ter dados reais fornecidos rapidamente sem ter que gerar relatórios em papel.
São alguns exemplos de painéis de indicadores no LIMS:
Acompanhamento de Resultados
Um exemplo de painel muito visto no uso de LIMS é o painel de acompanhamento de resultados. Nele, os usuários podem acompanhar em tempo real todos os resultados que estão sendo processados e validados pelo laboratório.
Visão Geral do Plano de Manutenção dos Instrumentos do Laboratório
A partir deste painel é possível visualizar todos os instrumentos do laboratório em um único indicador capaz de identificar, entre várias informações, quais estão sendo utilizadas com maior frequência pelo laboratório, quais instrumentos estão em manutenção ou fora de uso, e quais estão com manutenção programada.
Estatística de Amostras
Um controle importante para a coordenação do laboratório é conhecer com qual frequência são enviadas as demandas ao laboratório, quais são os maiores clientes (internos ou externos), qual dia da semana que mais são enviadas demandas ao laboratório, e quais são as matrizes de amostras mais demandadas.
Dessa forma, é possível se preparar e adaptar os fluxos de trabalho para atender essas demandas da melhor forma possível.
Tempo de Resposta de Amostras
O tempo de resposta de amostras é o intervalo de tempo entre as amostras recebidas no laboratório até o momento do envio dos relatórios finais.
A notificação em tempo hábil é um indicador crucial da qualidade dos serviços, juntamente com relatórios precisos e confiáveis, portanto, com esse indicador o laboratório pode facilmente identificar em quais etapas do fluxo de trabalho as amostras estão levando mais tempo para serem processadas e atuar na solução evitando uma entrega de resultados fora do prazo.
Conclusão
Implementar o uso de painéis de indicadores é uma ótima escolha para quem quer facilitar o acompanhamento de processos e fluxos de trabalho dentro do laboratório. E, com o uso de um LIMS, essa tarefa fica ainda mais fácil.
Com a implementação do ActizLab uma organização pode ficar mais tranquila sabendo que os painéis foram implementados da maneira ideal e que fornecerão a máxima eficiência e segurança ao laboratório.
Se você se interessou e quer ter um LIMS que garante uma otimização dos seus processos e aumento de eficiência no seu laboratório, entre em contato e adquira o ActizLab.
Compartilhe esse post