Início do blog

    Saiba tudo sobre Sistema LIMS neste artigo, incluindo o que é, como funciona, a diferneça entre LIMS e LIS e por qual motivo seu laboratório precisa de um.

    O que é

    Um Sistema de Gerenciamento de Informações Laboratoriais (LIMS) é um sistema criado em torno de uma base de dados centralizada de amostras, resultados, fluxos de trabalho e instrumentos associados.

    Possibilitando eficiência no controle do ciclo do desenvolvimento laboratorial, o LIMS dá ao usuário o acesso a toda e qualquer informação pertinente a um processo em um só lugar.

    Sendo assim, esse sistema é a forma mais eficiente de gerenciar o laboratório e manter todo o procedimento dentro da normatização.

    Quando bem implementado, um bom LIMS pode ir além do simples gerenciamento de processos. Uma característica interessante é a atribuição de códigos de barra a amostras.

    Dessa forma, o software permite, na vida útil desta, um fácil acompanhamento e gerenciamento de entradas, testes e resultados, todos num só lugar.

    Além disso, a capacidade de integrar instrumentos e aplicativos laboratoriais também se caracteriza como ponto forte desse sistema.

    Outras áreas que podem ser gerenciadas dentro de um LIMS são:

    ·       Gestão de auditoria – a capacidade de manter um registro de auditoria total;

    ·       Cadeia de custódia – determinar acessos a dados específicos;

    ·       Gestão de documentos – manter, processar e converter dados para algum formato, gerenciando também acesso e arquivamento;

    ·       Calibração e manutenção de instrumentos – programar manutenções, calibrar instrumentos e manter os registros dessas atividades;

    ·       Controle de qualidade avaliar qualidade da amostra e garantir padrão para entrada de dados e fluxos de trabalho;

    ·       Relatórios – criar relatórios a partir dos dados obtidos e distribuir às partes interessadas;

    Entre muitos outros.

    Como funciona

    Notebook-holograma-documentos-scaled

    Ao possibilitar a rastreabilidade de todo o processo laboratorial, o LIMS faz parte do esforço de transformação digital em laboratórios. Mas como exatamente esse software funciona?

    A resposta real é que o LIMS deve funcionar da forma que for necessária para o melhor aproveitamento do seu laboratório. Isso significa que, uma vez que você adquire um LIMS, ele deve trabalhar para você.

    Nesse artigo nos já mencionamos algumas das funcionalidades que podem existir dentro desse sistema de gerenciamento, mas é possível afirmar que o cerne dele é a capacidade de rastreabilidade de amostras.

    Desde o momento em que ela entra no laboratório, até quando ela é descartada, todas as informações pertinentes à amostra estarão disponíveis em um só lugar, diminuindo o trabalho de encontrar a informação que você precisa.

    Sendo assim, o funcionamento do LIMS depende das necessidades do seu laboratório, mas num geral é possível afirmar que esse sistema funciona digitalizando processos dentro do laboratório, e facilitando a rastreabilidade das ações tomadas nesse espaço.

    Entenda: Você sabe como funciona um LIMS?

    LIS X LIMS

    Fotografia de bancada em laboratório químico

    Ao se falar de LIMS, é normal que o LIS apareça, as vezes até mesmo de forma intercambiável, mas não é bem assim. Existem inúmeras diferenças entre esses dois sistemas, que vão desde a intenção com que são utilizados, até a forma como eles tratam dados.

    Para começar, o Sistema de Informações Laboratoriais (LIS) é utilizado para se referir a um software de gestão de testes de diagnóstico clínicos, ou seja, especificamente para a área da saúde.

    Focado na jornada do paciente, o LIS reúne e mantém seguras as informações de identificação pessoal, análises, procedimentos e pesquisas que têm relação com os exames e resultados desse paciente.

    Em contrapartida, o LIMS possui uma maior possibilidade de atuação, não estando limitado à área da saúde.

    As diferenças entre o LIS e o LIMS não param por aí. Para saber mais, acesse nosso artigo LIS ou LIMS? Saiba o sistema que seu laboratório precisa e aprenda a diferenciar esses sistemas.

    Por que ter um LIMS?

    Fotografia de notebook com sistema de gestão aberto em cima de mesa

    Até aqui nesse artigo você já entendeu o que é um LIMS, como esse sistema funciona, e até mesmo as diferenças entre ele e o LIS.

    Mas, se até agora você ainda não se convenceu que precisa adquirir esse sistema, temos alguns motivos pelos quais implantar um LIMS no seu laboratório.

    Primeiro, e talvez o mais importante, é o aumento visível na eficiência dos processos laboratoriais que são resultado da implementação desse sistema de gerenciamento.

    Por ser automatizado, o uso desse software também influencia em uma queda no uso de papel dentro do laboratório, e diminui os erros provenientes dessa dependência de ferramentas analógicas.

    Além do processo interno, a existência de um LIMS também facilita na integração do laboratório com outras áreas da empresa, deixando o intercâmbio de informações mais dinâmico e fácil, podendo inclusive diminuir os custos de produção.

    As vantagens de adotar um LIMS no gerenciamento de laboratório são muitas, e além da otimização nos indicadores de eficiência e custo, é valido ressaltar que a existência desse software também influencia no cumprimento das normas de funcionamento necessárias para que seu laboratório continue funcionando.

    Saiba Mais: 7 motivos para você ter um LIMS

    Aprenda a comparar soluções

    Fotografia de mulher branca com cabelo liso preto e preso usando óculos enquanto olha gráficos impressos em papel

    Agora que você já leu tudo sobre como o LIMS funciona e porque adquirir esse software, é importante entender como comparar as soluções existentes no mercado, e saber que você está adquirindo a que melhor funciona para você e seu laboratório.

    O ponto principal ao decidir qual solução adquirir é que o LIMS satisfaça as necessidades do seu laboratório.

    Para chegar nessa resposta, é preciso que toda a equipe faça parte do processo de desenhar todas as operações do laboratório de forma clara e objetiva, além de identificar as fraquezas nas ações recorrentes.

    A partir disso, então, a avaliação do LIMS implica em comparar os diferentes recursos disponíveis baseados nas necessidades do laboratório.

    Além de comparar os sistemas, para decidir qual solução comprar também é necessário comparar os softwares que sustentam esses LIMS.

    No geral, existem vários detalhes que precisam ser olhados quando se está comparando LIMS de fornecedores diferentes e que vão além das funcionalidades do sistema.

    A segurança dos dados, possibilidades de integração com outros setores da empresa e até com outros sistemas, o custo e a forma de pagamento, o prazo de implementação, a reputação do fornecedor, e até mesmo uma boa estrutura de suporte, todos são fatores de igual importância que você deve analisar antes de escolher o seu LIMS.

    Ou seja, a decisão de adquirir um LIMS é algo que deve ser levado a sério, pois escolher a solução errada pode ser o diferencial entre um laboratório otimizado e um gasto desnecessário. 

    Confira: Comparando soluções LIMS: tudo o que você precisa saber

    Conclusão

    Nesse artigo você aprendeu tudo sobre LIMS: desde o que é esse sistema e como ele funciona, até como escolher o LIMS ideal para sua empresa. No fim das contas, o mais importante e que deve ficar guardado é que esse sistema de gerenciamento existe para facilitar a vida de toda a equipe de laboratório, e qualquer solução que não faça isso não está cumprindo com o seu papel.

    Por isso, quando se fala de solução de LIMS personalizado, o ActizLab é referência, ao inovar em todo o processo de implementação, entendendo os processos do seu laboratório e adaptando nosso software a ele. Fale conosco em contato@actiz.com.br e descubra como o ActizLab pode ser a resposta para a otimização do seu laboratório.

     

    Compartilhe esse post 

     

    Conteúdos relacionados

    Integração da Cromatografia com o LIMS
    Descubra como a integração da Cromatografia com o sistema LIMS pode revolucionar laboratórios, promovendo eficiência e precisão.
    Comparando soluções LIMS: tudo o que você precisa saber
    Saiba tudo o que seu laboratório de controle de qualidade precisa levar em conta durante a comparação de Solução LIMS e o que é preciso para escolher certo.
    Como desenvolver métodos analíticos utilizando o LIMS?
    Descubra como desenvolver métodos analíticos utilizando o LIMS pode revolucionar laboratórios, promovendo eficiência e precisão.

    Os melhores insights e tendências em Soluções LIMS e controle de qualidade industrial: