Entenda tudo o que é necessário para realizar uma gestão de qualidade com Sistema LIMS na indústria de Cannabis.
Quando o assunto é fármacos à base de Cannabis, é imprescindível a presença de uma gestão de qualidade confiável e bem feita em seus laboratórios.
E, para ter essa garantia, o uso de um LIMS é absolutamente necessário. Nesse artigo você vai entender como esse sistema atua no regulamento e rastreabilidade dentro da indústria de Cannabis.
A indústria de Cannabis
A produção de fármacos de Cannabis é uma das indústrias que mais cresce na atualidade, movimentando cerca de U$ 37 bilhões em 2021.
Uma vez que o primeiro medicamento à base de Cannabis (Sativex) foi aprovado no mundo em 1998, o uso de compostos ativos da planta em medicamentos só aumentou, e atualmente cerca de 40 países autorizam a aplicação desses compostos.
É correto afirmar que as pesquisas a respeito da influência do uso de medicamentos com princípio ativo derivado da Cannabis se mostram cada vez mais promissoras, com medicamentos atuando no controle de diversas patologias: dores crônicas, epilepsia, ansiedade, autismo, Alzheimer, Parkinson, câncer, entre outras.
Com um mercado consumidor crescentemente legalizado pelo mundo, é inegável a importância dessa indústria, com a ANVISA já tendo aprovado até o momento 15 produtos medicinais à base de Cannabis.
A expansão desse mercado pede também por um amadurecimento da indústria, uma vez que, ao serem legalizados, os produtos de Cannabis e derivados devem responder à altos níveis de regulamentação, garantindo a máxima qualidade possível no que é comercializado.
Cannabis e gestão de qualidade
As indústrias que produzem fármacos à base de Cannabis necessitam de um sistema de gerenciamento robusto e confiável em seus laboratórios, devido principalmente à etapa de extração, que exige alta qualidade e pureza dos compostos.
Os regulamentos existentes atualmente em vários países exigem que todos os produtos e derivados de Cannabis sejam rastreados ao longo da cadeia de suprimentos.
Sendo assim, os testes regulatórios garantem a potência do medicamento para a segurança do consumidor e asseguram que os pacientes estejam recebendo um produto legítimo, além de manter os produtos ilícitos fora do mercado.
Para garantir essa conformidade regulatória, é necessário que os laboratórios de teste de Cannabis terem um sistema de gestão de qualidade, uma vez que para garantir a qualidade dos produtos, os laboratórios de testes de Cannabis precisam verificar a integridade de todo o processo de teste.
Dessa forma, os resultados devem ser relatados honestamente, mesmo que uma amostra não atenda aos padrões regulatórios.
Laboratórios de Cannabis e o LIMS
Devido ao alto volume de dados e informações, para que um laboratório de testes de Cannabis permaneça em conformidade, eles precisam de fluxos de trabalho robustos.
Ter um sistema LIMS para o gerenciamento de qualidade nos laboratórios de Cannabis permite total transparência e rastreabilidade antes, durante e após o processo de teste.
Um LIMS que foi desenvolvido especificamente para uso com Cannabis fornece aos gerentes de laboratório um sistema completo e automatizado, necessário para manter a conformidade.
Para garantir a qualidade dos produtos, os laboratórios devem fornecer evidências de uma cadeia de custódia desde o momento em que uma amostra de Cannabis entra no laboratório até o produto receber o Certificado de Análise.
Sendo assim, como um LIMS de Cannabis automatiza todos os fluxos de trabalho e relatórios, o laboratório não estará sujeito a erros humanos.
Dessa forma, a partir do momento em que o laboratório recebe um pedido de um produtor, os códigos de barras QR são gerados automaticamente, e então este código de barras irá identificar a amostra em todas as etapas do processo com a máxima precisão.
Saiba Mais: Como funciona um LIMS
Conclusão
Durante esse artigo foi possível entender que o LIMS oferece a possibilidade de automatizar toda a vida útil de lotes e amostras em um laboratório de cannabis.
O sistema elimina o erro humano ao possibilitar essa automatização, fornecendo precisão da documentação, além de ser pré-configurado para conter fluxos de trabalho de práticas recomendadas, aderindo assim aos requisitos de Boas Práticas de Laboratório (GLP) e Boas Práticas de Fabricação (GMP).
Isso significa que um gerente de laboratório de testes de cannabis tem a certeza de que serão aprovados por todas as auditorias realizadas por órgãos reguladores.
Nosso sistema ActizLab está implementado em uma das maiores empresas de cultivo e extração de cannabis do mundo, que fabrica produtos sob rigorosos padrões internacionais de qualidade farmacêutica.
Com o ActizLab, nosso cliente alcança maior eficiência, produtividade, rastreabilidade e integridade dos seus dados, uma solução completa e confiável que está contribuindo para a produção de medicamentos à base de Cannabidiol e assim melhorando a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo.
Agende uma reunião conosco e descubra como o ActizLab pode transformar o seu laboratório.
Compartilhe esse post