Aprenda como usar o Sistema LIMS para simplificar a coleta de resultados laboratórios em nosso passo a passo.
Facilitar o processo de coleta e documentação de resultados é algo que todo laboratório busca, mas são muitas as dificuldades encontradas para isso, principalmente se há a limitação de usar apenas papel e ferramentas de planilha para esse controle.
Porém, com um LIMS é possível automatizar todo esse processo, diminuindo a possibilidade de erro humano, e aumentando a economia de tempo e esforço. Para entender mais sobre, é só continuar lendo esse artigo.
De todas as funções oferecidas por um LIMS moderno, a aquisição precisa e a comunicação dos resultados dos testes é um requisito central.
Basicamente, há duas maneiras de inserir dados de resultados no LIMS: manualmente ou diretamente a partir dos instrumentos de teste.
Entrar resultados manualmente é claramente bastante comum, mas oferece a possibilidade de erros de transcrição, especialmente se os resultados forem primeiro anotados em um caderno e depois escritos em LIMS.
A integração direta da instrumentação no LIMS elimina essa possibilidade e ajuda a atender aos requisitos de integridade e validade dos dados.
A integridade dos dados no processo de validação destes é fundamental para garantir a conformidade com as BPLs (Boas Práticas de Laboratório).
A integridade dos dados refere-se à integralidade, consistência e exatidão dos dados. Dados completos, consistentes e precisos devem ser atribuíveis, legíveis, gravados contemporaneamente, originais ou uma cópia verdadeira e precisa.
A entrada direta de dados de resultados no LIMS não só elimina erros de transcrição, mas também fornece níveis mais altos de automação e melhora a eficiência do laboratório.
Muitos laboratórios lidam com milhares de amostras por ano e múltiplos testes são realizados em cada amostra.
A entrada manual de todos estes resultados de teste pode ser demorada, de modo que a transferência direta pode levar a uma enorme melhoria na eficiência do laboratório.
Para ajudar a automatizar a coleta de dados de resultados, o ActizLab conta com o módulo ActizIAI - Actiz Instrument Artificial Intelligence, que aprimora os métodos existentes para interfacear uma grande variedade de instrumentos e equipamentos analíticos, integrando todos os dados em uma única plataforma, o ActizLab.
Muitos instrumentos de laboratório são capazes de produzir arquivos de resultados, geralmente em formato CSV ou texto.
ActizIAI, executado em segundo plano, monitora a criação desses arquivos e importa os resultados diretamente para o ActizLab quando um novo arquivo é detectado.
Os dados relevantes são extraídos automaticamente do arquivo de instrumentos e ligados aos dados corretos no ActizLab.